quinta-feira, 28 de julho de 2016


Partido Verde ( Green Party ), o Partido presente em mais de 120 países.

O Partido Verde surgiu como instituição política na Tasmânia (Austrália). Um grupo de ecologistas denominado United Tasmanian Group se reuniu pela primeira vez em 1972. O objetivo era impedir o transbordamento do Lake Pedder. Mais Tarde o grupo adotou o nome de Green Party, deste movimento também surgiu o Green Peace, no Canadá. Hoje, o Partido Verde é parte decisiva na política australiana tendo elegido deputados e senadores.
 
Da Austrália para a Nova Zelândia, depois para Europa e hoje em todo o mundo. O Partido Verde está constituído em mais de 120 países.
 
Na Europa os Verdes surgiram nos anos 70 e se consolidaram como partidos políticos nos anos 80. Hoje o Partido Verde participa de vários governos e é a quarta maior bancada no Parlamento Europeu.
 
No Brasil a primeira manifestação político partidária com o nome de Partido Verde ocorreu no Estado do Paraná em 1982. O candidato a Deputado Federal pelo PTB Hamilton Vilela de Magalhães utilizou em sua propaganda, inclusive na televisão, o nome do Partido Verde e uma baleia como símbolo.
 
Essa, no entanto, foi uma manifestação isolada. O Partido Verde veio a ser criado em 1986 no Rio de Janeiro. Um grupo composto por escritores, jornalistas, ecologistas, artistas e também por ex-exilados políticos começou a dar forma ao PV. Participaram nesse grupo Alfredo Sirkis, Herbert Daniel, Guido Gelli, Lucélia Santos e Fernando Gabeira, entre outros.
 
Em 1992 durante a ECO-92 os verdes de várias partes do mundo se encontraram pela primeira vez no Rio de Janeiro. A partir de então se iniciou a formação das Federações de Partidos Verdes com o objetivo de cooperação, troca de experiências e consolidação programática.
 
Hoje os verdes estão organizados em 4 Federações: A Federação Européia dos Partidos Verdes, a Federação dos Partidos Verdes das Américas, a Federação dos Partidos Verdes da África e a Federação dos Partidos Verdes da Ásia e Oceania.
 
Em 2001, em Canberra, Austrália, aconteceu o Global Greens 2001, encontro mundial dos Partidos Verdes quando foi aprovada a Carta Verde da Terra o primeiro documento unificado dos Partidos Verdes Mundiais.

Fonte: http://pv.org.br/opartido/

segunda-feira, 25 de julho de 2016


Prof. Rafael Leite e a Dep. Federal Leandre Dal Ponte

PROF RAFAEL LEITE -  É PRÉ CANDIDATO A VEREADOR DE CURITIBA  
 
Sábado, dia 23/07, na Convenção do Partido Verde, fui aprovado como Pré Candidato a Vereador por Curitiba.
 
Feliz pela oportunidade que PV me concedeu, dentre os mais de 120 pré candidatos (apenas 57 foram pré selecionados).

Nesta foto, estou junto da Deputada federal Leandre, que muito nos orgulha do seu trabalho.
 
Existe política séria feita no nosso país , não podemos mais deixar que pessoas corruptas e de má fé, sejam conduzidas às funções públicas.

Agradeço desde já o apoio recebido. A luta é difícil e muitas vezes injusta. Mas não vamos baixar a cabeça, vamos erguer e lutar. Vamos fazer o nosso melhor.
 
Um abraço,
Prof Rafael Leite




 
Com nosso grande vereador Aladim.
Foi o primeiro vereador Verde eleito no Paraná. Após o 3° mandato, nos deixa e fica para a história. Conduta séria e dedicação.
#partidoverde
#globalgreen
#partidoverde43

 "A renovação fortalece a democracia"
 

 

terça-feira, 5 de julho de 2016

PENSAMENTO SUSTENTÁVEL

 

Por Prof. Rafael Leite



"LIXO QUE NÃO É LIXO: Como separar corretamente o lixo que geramos?"


Apesar do bom programa (lixo que não é lixo) que dispomos atualmente na nossa cidade, a população ainda carece de conhecimento a hora da separação dos resíduos.

Em Curitiba, são coletadas aproximadamente 100 Toneladas de LIXO que não é LIXO diariamente.  Em torno de 30% da coleta são de Resíduos Não Recicláveis, que não podem ser reaproveitados, o que gera um retrabalho na destinação, gerando outra despesa para levar estes até o Aterro de lixo comum.

A destinação correta para o Resíduo.

Podemos separar, basicamente, o lixo em 3 tipos diferentes:

- Reciclável (Lixo que não é Lixo);
- Não Reciclável (Rejeitos que vão para o Aterro );
- Orgânico ( que não precisa ser destinado, se tivermos compostagem doméstica.) 



A melhor destinação o Lixo Orgânico é atraves de um sistema de Compostagem, ou horta organica. Enquanto não realizado desta forma, o Lixo Organico deve  ser destinado junto com os Não Reciclaveis. ( Lixo Comum) .